Cursos para Jovens e Adultos

Cursos Oficiais

Provas de selecção 2013-2014

download do regulamento
download da inscrição

São os Cursos oficialmente reconhecidos e tutelados pelo Ministério da Educação. Englobam o Curso Básico e o Curso Secundário/Complementar, e podem ser frequentados em regime articulado ou em regime supletivo.

Curso Básico

Destina-se a crianças e jovens a partir dos 10 anos de idade. Integra o 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, e corresponde aos 5º a 9º anos de escolaridade.

Curso Secundário / Complementar

Destina-se a quem concluiu um Curso Básico de Música, ou possua conhecimentos musicais equivalentes. Corresponde aos 10º, 11º e 12º anos. Tem uma componente vocacional bastante significativa, pelo que é um Curso que se destina principalmente a quem pretenda prosseguir uma carreira ligada à Música.

Regimes de Frequência

Os regimes de frequência são o regime articulado e o regime supletivo. O ensino articulado é uma forma de frequentar o ensino da Música em que o Conservatório e a Escola regular se articulam entre si, de forma a aliviar a carga horária do aluno e não duplicar disciplinas. Nesta modalidade o aluno frequenta um plano de estudos especificamente adaptado, em que as disciplinas do Conservatório são integradas na matriz curricular da escola regular. No regime supletivo os alunos frequentam a escola regular e, paralelamente, todas as aulas do currículo musical no Conservatório. Estes cursos são financiados pelo Fundo Social Europeu através do POPH. O regime articulado é financiado a 100%, enquanto a comparticipação do regime supletivo é efectuada em 50%, desde que o aluno esteja a frequentar a escolaridade obrigatória e tenha até dois anos de desfasamento entre o curso de música e a escolaridade geral.

Legislação

Portaria nº691/2009 de 25 de Junho: Planos de estudo dos Cursos Básicos de Música Declaração de Rectificação nº59/2009: Alterações à Portaria nº691/2001 Despacho nº17932/2008: Apoio financeiro a conceder pelo Ministério da Educação aos estabelecimentos de Ensino Especializado da Música da rede do ensino particular e cooperativo. Despacho nº15896/2009: Actualização do apoio financeiro a conceder aos estabelecimentos de Ensino Especializado da Música da rede do ensino particular e cooperativo.

Cursos Livres

Estes cursos seguem programas próprios, elaborados à medida dos gostos e necessidades de cada aluno. Não estão sujeitos a regime de faltas, e não conferem qualquer tipo de habilitação académica. Incluem a frequência de 2 disciplinas, Formação Musical e Instrumento. Os cursos de bateria, guitarra eléctrica, piano jazz e técnica vocal apenas funcionam neste regime. Podem, também, ser frequentadas aulas de qualquer um dos instrumentos leccionados nos cursos oficiais.

Curso de Jazz

O Curso de Jazz está inserido nos Cursos Livres, pois ainda não é reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação. Engloba as disciplinas de Formação Musical Jazz e de Instrumento, havendo ainda a possibilidade de integrar o Coro Jazz.

Curso Pop-Rock

Curso mais específico orientado para a “cultura pop-rock”, dedicado sobretudo aos guitarristas em busca dos melhores riffs da história do Rock! Engloba as disciplinas de Formação Musical Jazz e de Instrumento, havendo ainda a possibilidade de integrar o Coro Jazz.

MODALIDADES DE INSCRIÇÃO
Existem várias alternativas de inscrição

adaptadas à vontade e disponibilidade de

cada aluno, sempre com a garantia de

qualidade que uma escola de ensino

especializado da música pode fornecer.

A partir deste ano existem também “pacotes

de aulas”. Estes são especialmente adaptados

para quem quer apenas experimentar e/ou

progredir no estudo do instrumento e

conhecimentos musicais, através de um

número pré-determinado de aulas com

objectivos específicos.

“Venha visitar-nos para saber tudo

aquilo que o CCR tem para lhe oferecer

e tornar a sua experiência musical única”