Cursos dos 0 aos 9 anos

Porquê começar em bebé?

As aulas de Música para a Primeira Infância baseiam-se na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. Afastando a possibilidade de ser um método de ensino da música, esta teoria preocupa-se com os processos de aprendizagem das crianças. Assim, os professores centram a sua atenção em “como aprendem os alunos” e não em “como devo ensinar”. Segundo E. Gordon, o ser humano aprende música num processo semelhante à aprendizagem da língua materna. Por isso acreditamos que as primeiras aulas de música devem acontecer o mais cedo possível, ainda em bebé. A criança construirá o seu vocabulário musical em paralelo com o vocabulário linguístico, começará a cantar ao mesmo tempo que começa a falar, contribuindo para que a música lhe seja algo intrínseco e natural.

Música para bebés

As aulas de música para bebés são destinadas a crianças dos 0 aos 12 meses, acompanhadas por um adulto. O principal objectivo destas aulas centra-se ao primeiro estádio de aprendizagem – Aculturação. Nelas proporcionamos ao bebé ambientes auditivos diversos, com especial enfoque para a voz cantada, que será o seu primeiro instrumento musical. É através da voz que imitamos, para interiorizar e exteriorizar o que absorvemos. Outra componente importante é o movimento, essencial para o desenvolvimento das suas aptidões rítmicas. Deste modo, haverá sempre uma ligação entre música e movimento para que o bebé possa “observar o que ouve”, deixando-lhe espaço para tomar consciência corporal e passar a “sentir o que ouve e vê”. A participação do acompanhante é essencial por vários aspectos: é, mais do que o professor, um modelo para o bebé; o timbre da sua voz é familiar. Além do mais, estando todos os adultos a fazer o mesmo, o bebé assumirá a actividade como natural e como um modelo a seguir. Estas aulas são ainda um espaço privilegiado para o fortalecimento dos laços de confiança entre pais e filhos, através da cumplicidade na participação das actividades.

Expressão Musical

Estas aulas são o seguimento da “Música para bebés”. Destinam-se a crianças entre os meses e os 3 anos, acompanhadas por um adulto. Continuando num trabalho constante de aculturação, começamos agora a conduzi-las para a passagem ao próximo estádio de aprendizagem – Imitação. Conservando os princípios base da Música para bebés, pretende-se que as crianças deixem de ser passivos assistentes para começar a participar voluntariamente nas actividades, havendo para isso uma estimulação constante e individualizada. Mantemos o canto e o movimento como componentes principais em actividades diversas, utilizando acessórios variados que contribuam para o interesse da criança.

Música e Movimento

Destinadas a crianças entre os e 6 anos, as aulas de Música e Movimento surgem como uma “ponte” necessária e indispensável entre as aulas da primeira infância e a educação musical formal. Nesta altura as crianças já estarão no 3º estádio de aprendizagem – a Assimilação. São agora capazes de imitar e compreender o que ouvem, permitindo-lhes generalizar e expressar as suas próprias ideias musicais. Cada uma destas aulas será uma experiência nova, tentando abordar e desenvolver as aptidões variadas que mais tarde permitirão uma boa compreensão musical e, sobretudo, vivências musicais felizes.

Entre vários objectivos, podemos referir:

  • Introdução de alguns conceitos necessários à compreensão futura de conteúdos;
  • Desenvolvimento da audiação (pensamento musical interior);
  • Desenvolvimento das aptidões rítmicas, melódicas e de coordenação corporal;
  • Sentir a música no seu corpo, no movimento (essencial para perceber o que irão aprender na teoria musical);
  • Conhecer os instrumentos musicais, para uma futura escolha mais consciente.

Iniciação Musical

Destinadas a crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, constitui a primeira fase da aprendizagem formal da linguagem musical e da prática instrumental. Assente num currículo emanado do Ministério da Educação, os programas foram elaborados tendo em conta não só os conhecimentos específicos a adquirir, mas também os benefícios que a prática musical pode trazer ao desenvolvimento das crianças:

Contribui fortemente para um desenvolvimento equilibrado;

  • Consolida a aptidão à concentração;
  • Desenvolve as componentes motora e psicomotora;
  • Contribui para a formação de hábitos e métodos de trabalho;
  • Devido ao grau de abstracção que a sua prática e assimilação exigem, e sendo uma forma de expressão individual e colectiva, é um meio privilegiado para que cada um acredite continuamente nas suas potencialidades e na forma como estas se desenvolvem;
  • Permite adquirir o espírito de trabalho em grupo de forma criativa;
  • É parte determinante e fundamental para a consolidação de valores estéticos universais e intemporais na formação do indivíduo e da sua personalidade.

Integra 3 disciplinas, num total de 3 horas semanais: Coro Infantil, Formação Musical e Instrumento.

Coro Infantil

Sendo a voz o nosso instrumento musical primordial, é através dela que a criança pode, sem necessidade de conhecimentos musicais de base, iniciar a sua prática musical de conjunto. Sendo um espaço de convívio e de construção de amizades, o trabalho na aula desenrola-se de forma lúdica e divertida mas, simultaneamente, séria e empenhada.

  • Esta atividade permite alcançar um vasto conjunto de objetivos:
  • desenvolvimento do gosto pela música e pela prática musical;
  • desenvolvimento da capacidade de trabalho em conjunto;
  • deenvolvimento da musicalidade e da capacidade interpretativa;
  • desenvolvimento do aparelho vocal;
  • contacto com a música de diferentes épocas, compositores, estéticas, géneros e estilos; desenvolvimento do gosto pela prática musical de conjunto;
  • desenvolvimento de posturas em situação de apresentação em público / concerto;

Formação Musical

Disciplina dedicada à aprendizagem da leitura e escrita musicais, ao desenvolvimento dos sentidos rítmico, melódico e harmónico, e ao reforço da cultura musical.

Instrumento

Nesta aula a criança aprende a tocar o seu instrumento musical de eleição, numa aula partilhada apenas com outro colega da sua idade.

POR QUE DEVEM AS CRIANÇAR APRENDER MÚSICA ?
Desenvolve o gosto e a sensibilidade musicais; Ajuda no desenvolvimento cerebral;
Aumenta a capacidade de memorização;
Aumenta as capacidades motoras e de

coordenação;

Ajuda na concentração e na aquisição de bons

hábitos de trabalho;

Ensina a disciplina e responsabilidade;
Proporciona momentos de socialização onde

fazem amigos e aprendem a trabalhar em

conjunto;

Realiza auto-estima e confiança;
Desenvolve a imaginação e a criatividade;
Desperta o interesse por outras artes,

numa forma de interacção com a música;

Ajuda no relacionamento pais-filhos.